top of page

Prato Verde Sustentável: educação ambiental e Cultura de Paz

A união entre a formação em Comunicação e Educação para a Paz e a experiência do plantio faz germinar sementes de consciência para o florescer de um legado positivo e do fortalecimento da comunidade. Confira a formação realizada pela agência Comunica com Alma junto à equipe da ONG Prato Verde Sustentável no Jardim Filhos da Terra, em São Paulo.


A comunicação é um elemento fundamental para a promoção da paz em qualquer sociedade. Em meio a um cenário em que polinizar a cultura pacífica se faz urgentemente necessário, a formação em educação e comunicação com esta finalidade é imprescindível para construir pontes entre pessoas e plantear, ou plantar, diferentes soluções. Quando as pessoas se comunicam de forma eficaz e compartilham suas distintas histórias, narrativas e viões de mundo é possível aprender umas com as outras e encontrar objetivos em comum, o que pode levar a uma maior compreensão e respeito mútuo. Assim como na natureza, nós seres humanos precisamos da diversidade.


Este é o conhecimento que levamos para todas as crianças e jovens que percorrem a trilha ecológica do Prato Verde Sustentável ou que se beneficiam pelas formações para educadores(as) da Comunica com Alma.


O cuidado com o meio ambiente e a promoção da sustentabilidade são questões cruciais para a construção de uma sociedade mais pacífica e justa. A Arte de Viver em Paz, metodologia premiada pela UNESCO e idealizada pelo fundador da UNIPAZ Pierre Weil, indica a Paz com a Natureza como uma das bases da Educação para a Paz. Uma visão como esta nos ensina que todos os seres vivos estão interligados e que precisamos cuidar do meio ambiente para garantir nossa própria sobrevivência e bem-estar. Quando tratamos o meio ambiente com respeito e cuidado, estamos criando um ambiente propício para a construção de relações mais harmoniosas entre as pessoas.


Foi pensando nisso, que a ONG Prato Verde Sustentável contou com a formação em Comunicação para a Paz junto aos seus e suas colaboradoras e educadores(as) ambientais. Além disso, a parceria irá expandir a Cultura de Paz entre as instituições educativas da comunidade do Jardim Filhos da Terra, na zona norte de São Paulo.



Formação realizada no dia 19 de abril de 2023, na sede do Prato Verde Sustentável, Jd Filhos da Terra, em São Paulo.


Criado em 2013 pelo educador ambiental Wagner Ramalho, o Prato Verde Sustentável nasceu da necessidade de nutrir e criar atividades ecológicas que pudessem contribuir para efetiva transformação nas periferias da cidade de São Paulo e na melhoria da qualidade de vida da população. A organização de impacto socioambiental atua com a manutenção de uma plantação agroecológica em uma área antes subutilizada, proporcionando alimentos orgânicos, treinamentos e vivências ecológicas.


''Acreditamos que a solução para os problemas socioambientais começa no prato, que é verde, vivo e se erradia para o corpo e espírito. A Cultura da Paz e o cuidado com o meio ambiente se fazem urgente e estão diretamente conectados. Agradeço muito por esta formação e vamos compartilhar estes saberes com as nossas crianças e todas as pessoas que se beneficiam com o Prato.'' Compartilhou o diretor Wagner, no final da formação.


Já a Comunica com Alma, nasceu em 2020 com o símbolo da passiflora, a flor da paixão e da cura de anseios, como marca. Hoje a agência de consultoria atua no Brasil e Espanha e vê nos últimos e crescentes desafios da violência no âmbito da educação a necessidade urgente de propagar a Cultura de Paz em todos os espaços.


''Não há paz sem o respeito com a terra e com todos os seres. Os povos originários nos trazem este conhecimento e precisamos escutar a todas as vozes que defendem o meio ambiente, os direitos humanos e dos animais. O nosso comunicar é a chave para estas mudanças estruturais, tudo comunica e tudo tem alma.'' Afirma Bárbara Tomiatti Giancola, diretora fundadora do projeto e doutoranda em Estudos Internacionais em Paz, Conflitos e Desenvolvimento.




A Formação foi acolhida de braços, mentes e almas abertas por todas as pessoas presentes. Com um formato teórico-prático, o círculo de paz foi um espaço seguro de falas e escutas empáticas. Foram apresentadas teorias de Estudos Internacionais de Paz e metodologias para utilizar a Comunicação para a Paz nas relações do dia-a-dia. Ao final, todas as pessoas participantes puderam contribuir com o ambiente de paz formado pelo grupo e o exercício do olhar sistêmico emocionou a todas.


A parceria não para por aí! É apenas o começo de um processo de plantio de sementes de consciência, harmonia e esperança. Como solo fértil, temos todas as metodologias acadêmicas e o espaço de imersão em meio à natureza. De forma cooperativa, os projetos buscam opções para expandir a formação junto às instituições educativas da comunidade.


_________________________


Educadoras: Bárbara Tomiatti Giancola, Roberta Cruz Lima, Patricia da Mota Tomiatti.

Projeto: Roberta Mello e Wagner Ramalho


Conheça mais sobre a missão do Prato Verde Sustentável, para trilhas ecológicas e oficinas de educação socio-ambiental. Contato: contato@pratoverdesustentavel.com.br.


Descubra sobre a Comunica com Alma e saiba como levar as formações de Comunicação e Educação para a Cultura de Paz para a sua organização. Contato: info@comunicacomalma.com.br.



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page