top of page

Formação em comunicação, inclusão, gênero e paz com a juventude ribeirinha no sertão da Bahia

Atualizado: 4 de jul.

Em junho de 2024 a formação inédita levou sensibilização e conhecimento acerca de temáticas de comunicação para a inclusão, diversidade e equidade junto a população rural do município de Itiúba no sertão da Bahia.


Uma oportunidade de ouro nos foi dada através do convite realizado pelo Lar Santa Maria, no município de Itiúba, cerca de 7 horas de distância de Salvador. A formação facilitada pela nossa fundadora Bárbara Tomiatti Giancola com a população ribeirinha contou com cerca de 30 participantes entre a juventude e profissionais educadores do projeto. A organização sem ânimo de lucro visa construir pontes de paz e solidariedade para erguer a vida no sertão, promovendo a educação e fomentando a atuação profissional garantindo oportunidades para a população rural.





O PROJETO


Com o objetivo proporcionar uma compreensão introdutória sobre os conceitos de inclusão, diversidade, equidade e questões de gênero no contexto da comunicação social, foram realizadas atividades teóricas e práticas, em que os e as participantes desenvolveram habilidades para aplicar esses conceitos em suas práticas comunicativas, promovendo um ambiente inclusivo e equitativo.


Além disso, foram abordadas questões estruturantes sobre a Comunicação para a Paz e desenvolvimento sob a ótica da Comunicação interpessoal e transpessoal.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESENVOLVIDO


O curso foi estruturado em 5 aulas de 4 horas cada, totalizando 20 horas de aulas presenciais no formato teórico-prático. Todas as sessões foram cuidadosamente planejadas com um foco claro nos objetivos do curso. Embora houvesse uma programação pré-estabelecida, a coparticipação das pessoas participantes foi incentivada a todo momento com base na Educomunicação.




Alguns dos temas trabalhados foram:


Definição de Inclusão, Diversidade e Equidade

- Exemplos de boas práticas inclusivas na comunicação.

- Discussões em duplas sobre experiências de diversidade e inclusão.

- Análise de casos práticos de comunicação inclusiva.


Conceitos de Gênero

- Definições e explicações sobre gênero, identidade de gênero e expressão de gênero.

- Identificação e desconstrução de estereótipos de gênero na comunicação.

- Análise de exemplos de comunicação com estereótipos de gênero e masculinidade tóxica.


Técnicas Linguísticas para Desenvolver Conteúdo Acessível e Inclusivo

- Princípios de linguagem inclusiva.

- Linguagem audiovisual inclusiva, acessibilidade nas mídias digitais.


Comunicação para a Paz

- Conceitos de comunicação para a paz e sua importância.

- Laboratório: em grupos, foram criados e apresentados materiais de comunicação para promover a paz, respeito e diversidade.

- Dinâmica final com círculo de Paz e contação de histórias que trazem esperança e reconhecimento das pessoas jovens como agentes de paz.


RESULTADOS E AVALIAÇÕES


A formação contou com a participação ativa de todas as pessoas presentes, que mostraram grande interesse e engajamento nos temas discutidos.


Foram desenvolvidas ações práticas culturais que envolveram música, teatro, colagem, poesia e cordel, que refletem a diversidade cultural e promovem a paz, evidenciando a internalização dos conceitos aprendidos.


Além disso, 100% dos e das participantes reconheceram que o curso incentivou tanto a participação ativa quanto o desenvolvimento pessoal, sublinhando a eficácia do curso em engajar e empoderar a juventude ribeirinha. Entre os comentários recebidos, ressaltou-se a assertividade da comunicação da facilitadora, bem como a relevância e aplicabilidade dos conteúdos tanto na vida pessoal quanto profissional dos participantes.


"Muitas pessoas, um mar de pequenos fogos. Cada pessoa brilha com sua própria luz entre todas as outras. Alguns fogos, não acendem nem queimam.Mas outros, outros queimam a vida com tanto desejo que não se pode olhar para eles sem piscar e quem quer que se aproxime deles se acende."


Tomamos emprestada a metáfora que vimos juntos e juntas do Eduardo Galeano para agradecer imensamente pela entrega, pelo carinho, por acenderem o fogo do serviço amoroso e da comunicação popular em nós.


O sertão baiano ficará sempre marcado como nosso lugar de paz, transformação e de muito aprendizado!


Que venham novas formações em conjunto!

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page