top of page

Red Educadores de Segovia recebe formação em Comunicação para a Paz

Apoiado pela Prefeitura de Segovia, a manhã e tarde de sábado (21/10) na Casa Joven foi de conteúdos práticos e teóricos em Cultura de Paz para a Rede de Educadores e estudantes da Universidade de Valladolid.

Um dia dedicado a refletir, rir, mover-se, dançar, cantar, pintar, jogar e criar a paz que queremos para a nossa vida quotidiana e para o mundo. Com uma abordagem intercultural, a criatividade fluiu sem fronteiras ou limites para sonhar e agir pacificamente.


Com métodos apoiados pela UNESCO, Universitat Jaume I e Unipaz, Segóvia é a quarta cidade espanhola a acolher esta formação única. O programação incluiu uma introdução aos conceitos de paz e o impacto na comunicação e na educação. A imersão no tema fez-nos refletir sobre as formas como nós, seres humanos, nos relacionamos conosco, com as outras pessoas e com o mundo.




A proposta possui uma abordagem pedagógica cooperativa que convida a aplicar os conhecimentos na prática e treinar o olhar e ação para a transformação de conflitos. As dinâmicas vivenciais envolvem escuta ativa, criatividade, jogos e círculos de paz, com vivência prática coletiva.


''Uma das actividades que me chamou a atenção foi "Silêncio e escuta comunicam."Pudemos fazer um exercício que consiste em ouvir o outro sem fazer comentários. Para mim, foi interessante porque, durante as conversas que temos com os outros, não somos capazes de nos limitar a ouvir e de não dar o nosso ponto de vista, de comentar". Comenta Santiago Benito Mabanja, da Guiné Equatorial, que vive em Segovia para estudar o Mestrado em Comunicação para Fins Sociais: Estratégias e Campanhas.

O mesmo destaca os ensinamentos sobre Os Quatro Compromissos na comunicação: ser verdadeiro com as palavras; não levar nada para o lado pessoal; não tirar conclusões precipitadas; e dar sempre o melhor de si. ''São quatro compromissos que muitas vezes não aplicamos na nossa vida quotidiana!''



''Realizei práticas laborais no ramo da comunicação na Casa Joven quando era estudante do mestrado e poder voltar como facilitadora a este espaço educativo tão relevante para o nosso futuro é uma alegria sem fim. A cálidez, abertura de mentes, almas e de corações é o que destaco sobre este grupo. Além da alta qualidade criativa e humana!'' Ressalta Bárbara Tomiatti Giancola, facilitadora e fundadora da agência Comunica com Alma e do projeto Paz en Juego.


Agradecimentos sinceros a todos os formandos que participaram nesta jornada transformadora e a Casa Joven, Prefeitura de Segovia e Universidad de Valladolid por torná-la possível.


Quem facilita


Bárbara Tomiatti Giancola fez o Mestrado em Comunicação para Fins Sociais na Universidade de Valladolid, em Segovia, em 2019. É doutoranda em Estudos Internacionais em Paz, Conflito e Desenvolvimento pela Universitat Jaume I, pós-graduanda em Psicologia Transpessoal pela UNIPAZ em São Paulo e graduada em Relações Públicas pela faculdade Cásper Líbero. Brasileira com experiência internacional na Nova Zelândia e Espanha, especializou-se em comunicação para a paz. Atualmente vive e desenvolve os seus projectos em Barcelona. É diretora e fundadora do projeto Comunica com Alma, que em 2022 recebeu o 5º Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Câmara Municipal de São Paulo por seu trabalho social, capacitando educadores e jovens em situação de vulnerabilidade social na cultura de paz.E do projeto Paz en Juego, que floresce a paz por meio de oficinas e jogos cooperativos na Espanha.


Como posso receber uma formação como esta em minha organização


Envie um email para info@comunicacomalma.com.br.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page