top of page

Conheça nossa iniciativa reconhecida pelo Selo de Direitos Humanos e Diversidade 5ª edição/2022

Atualizado: 11 de nov. de 2022


A Formação em Desenvolvimento Socioemocional com jovens da Gerando Falcões foi reconhecida no Resultado Final da 5ª Edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo. Após o período de análise de recursos, foram reconhecidas, no total, 227 iniciativas em 2022 - um recorde na história do Selo que parabenizou todas as organizações que participam da criação e execução das iniciativas!


A iniciativa reconhecida foi resultado da parceria colaborativa entre as ONG'S Gerando Falcões, Best Buddies Brasil e a agência Comunica com Alma. O Selo reconhece os esforços de todas as organizações que se propõem a realizar uma iniciativa que leva a pauta de direitos humanos, diversidade, inclusão e acessibilidade, seja para sua comunidade interna ou para a sociedade.


O Selo foi criado justamente com o propósito de promover condições de igualdade para grupos sociais minoritários e marginalizados, através do reconhecimento da importância de envolver entidades privadas e do terceiro setor, além da administração pública, no diálogo de promoção e defesa dos direitos humanos. Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo.


Raio X do projeto


Oficinas híbridas

Duração: julho a novembro de 2021

Público: 45 jovens com idades entre 15 a 21 anos

Facilitadoras: Bárbara Tomiatti Giancola (Comunica com Alma) e Roberta Cruz Lima (Best Buddies Brasil)

Acompanhamento: Roberta Melo (Gerando Falcões)



Alunos Gabriel e Eric na sede da Gerando Falcões em Poá.


Sem dúvidas, o que se sobressai e fica de lição positiva deste projeto é união e colaboração entre organizações com diferentes expertises para somar forças! A transformação social, o humano e a cooperação andam de mãos dadas para a garantia dos direitos humanos e da diversidade. Roberta Cruz Lima, diretora da Best Buddies Brasil.


Temas abordados:

1) Roda de Escuta Empática

2) Comunicação Não Violenta

3) Diversidade e Inclusão Social

4) Transformação Social e Autocuidado

5) Autoconhecimento e Consciência Sistêmica: o que eu faço impacta ao meu redor e no mundo

6) Atividades lúdicas relacionadas à música


Não há nada que me traga mais entusiasmo do que ver germinar a semente da cultura de paz junto com a juventude. Abordar este tema com os O potencial desta iniciativa é gigante, porque a paz tem essa força de transformar realidades, de trazer consciência e responsabilidade, plantear novas maneiras de educar, comunicar e se relacionar consigo, com as outras pessoas e com o mundo. Bárbara Tomiatti Giancola, fundadora da Comunica com Alma.


Missão dada


Trabalhar o modo de comunicar e a autonomia do time de Jovens Falcões que atuam no Grupo do Bazar Escola, com funções como atendimento cliente, logística e vendas do bazar solidário realizado pela Gerando Falcões.


Missão Cumprida


Alguns dos benefícios das atividades são a melhora da expressão comunicativa, maior consciência socioemocional e de autoconhecimento, saúde e bem estar, compreensão das necessidades, melhora nos relacionamentos, abertura para o diálogo e contribuição para a cultura de paz.


Continuidade


Como parte da iniciativa, as facilitadoras Bárbara Tomiatti Giancola e Roberta Cruz Lima, representando Comunica com Alma e Best Buddies Brasil, fazem parte da Rede do Selo. A Rede é composta por todas as organizações cujas iniciativas foram premiadas na 5ª Edição. Durante o período de 1 ano, a equipe do Selo organizará eventos como capacitações, workshops e encontros, com o objetivo de garantir a troca de experiências entre todos os reconhecidos, bem como aprofundar o conhecimento sobre direitos humanos e diversidade. Além disso, as oficinas estão sendo adaptadas e replicadas junto a juventude da ONG Gerando Falcões, com perspectivas de evolução e aplicação em demais iniciativas da rede.


Roberta Cruz Lima e Bárbara Tomiatti na sede da Gerando Falcões em Poá.


Conheça a Gerando Falcões:


Gerando Falcões é uma rede de ONGs de desenvolvimento social da cidade de São Paulo que tem como objetivo transformar a pobreza das favelas em uma peça de museu. É um grande ecossistema que opera por meio de uma estratégia de rede nas periferias de todo o Brasil.


Site oficial: https://doe.gerandofalcoes.com/

Instagram: @gerandofalcoes

LinkedIn: @Gerando Falcões


Conheça a Best Buddies Brasil:


A Best Buddies Brasil é a maior organização do mundo, com mais de 30 anos de experiência e dedicada à acabar com o isolamento social, físico e econômico de 200 milhões de pessoas com Deficiência Intelectual. É um movimento que se espalhou por mais de 54 países, entre eles, o Brasil.


Site oficial: https://www.bestbuddies.org/

Instagram: @bestbuddiesbrasil

LinkedIn: @Best Buddies Brasil


Conheça a Comunica com Alma:


Agência brasileira de alcance internacional especializada em Comunicação para a Paz e Desenvolvimento Humano. Seus serviços de mentoria se complementam e colaboram para a transformação social junto a empresas, organizações do terceiro setor, instituições de ensino e da sociedade como um Todo.


Site oficial: https://www.comunicacomalma.com.br/

Instagram: @comunicacomalma

LinkedIn: @Comunica com Alma


O Resultado Final pode ser consultado no site, bem como no Instagram da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo.


Instagram: @direitoshumanos.sp

Facebook: @SMDHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania)

LinkedIn: @Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

LinkedIn: @Selo de Direitos Humanos e Diversidade



Foto oficial com facilitadoras e jovens participantes da iniciativa.


Release e divulgação: Bárbara Tomiatti Giancola - Comunica com Alma. 10/11/2022.

Contato: info@comunicacomalma.com.br.

72 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page